Uma foto vale mais que mil palavras

Hoje na Kabum 26/09 tivemos aulas de fotografia e oficina da palavra, eu poderia começar escrevendo sobre o que aconteceu nas duas aulas, mas vou direito pro fim começando  pela situação desagradável que ocorreu ao fim da aula de Fotografia. A professora Eliane  se queixou de não conseguir dar aula na turma, ela disse que já era a segunda aula e ela já estava cansada de dar aula na turma, disse também que a gente era disperso e que  não contribuímos. Ela disse que a gente está agindo assim por que estamos pensando no rodízio passado e estamos esquecendo que ali é fotografia e que a gente entrou pensando que já sabíamos tudo sobre foto. Ela propôs que nós  procuremos algumas dinâmicas pra tornar o convívio mais agradável por que parece que a gente não se da bem.
É como eu digo: “ Eu falei, ninguém me escutou”  a Eliane tem toda razão e não precisou de muito tempo pra perceber que o clima na sala não é um dos melhores. Eu posso falar por mim, por que fui eu que chorei no primeiro dia temendo pelo pior, depois que você sai de um grupo que super deu certo e era prazeroso trabalhar em equipe, você espera que o próximo seja melhor ou pelo menos perecido. Mas não foi o que aconteceu, pois formaram-se os grupos e fim de papo.
Sobre a polêmica é isso e espero não ter que voltar a escrever sobre isso novamente.


Vamos as aula de hoje ...

O primeiro tempo foi Oficina da Palavra com o Lorenzo, ele fez muitos questionamentos sobre a relação foto e tempo, o que necessariamente tem o tempo com foto, falamos muito sobre Henri Cartier Brisson Fotografo dessa foto preta e branca traduzimos o que pra ele é foto, destaquei  o mais importante “Para tirar uma fotografia significa reconhecer - ao mesmo tempo e dentro de uma fração de segundo, tanto o fato em si ea organização rigorosa das formas percebidas visualmente que lhe dão sentido.
É colocar a cabeça, o olho, e um coração no mesmo eixo.” Também vimos um vídeo de uma menina chamada Rebecca que em 3 anos de sua vida 2007 a 2010 tirava uma foto do seu rosto a cada dia durante os 3 anos, foi pra percerber um pouco mais sobre isso do tempo em foto.
Depois para testar nossos conhecimentos o Lorenzo pediu que em duplas  Procurássemos uma fotografia de foto jornalismo e visualizássemos ela, depois teríamos que descrever tudo sobre a foto para os demais.
 Eu escolhi a foto da torre Eiffel, esse ai em cima. Ele também pediu para que criássemos uma descrição nossa, escrevi assim: “ É  o momento em que a natureza exerce sua função, ela se encontra com o monumento do homem. Na mistura torna-se arte.
Minha descrição não detalhou bem a minha foto, pois quem lê poderia imaginar outro monumento ou outro fenômeno natural. 
Pois bem .. Fotografia é Coração, cérebro e olhos.
Na aula de Fotografia, a Eliane continuou a explanação do Lorenzo e mostrou pra gente um pouco da obra do Julio Bittencourt que fez fotos no piscinão de ramos e levou essas fotos pra uma seção em Nova York, uma delas é essa em que esse camarada Flamenguista esta na água com uma bóia preta.
Depois ela fez uma atividade de dominó com fotos, funciona igual ao dominó normal, só que com fotos, por isso não preciso explicar muito.

Um comentário:

  1. Que beleza, tô gostando, você escreve abundantemente - o que para um professor de Palavra é ótimo sinal!

    Seu blog tá bem recheado de informações, inclusive visuais (que são tão importantes).

    Mantenha o ritmo!

    ResponderExcluir